sexta-feira, 19 de julho de 2013

Resenha: Diários do Vampiro - O Despertar, O Confronto, A Fúria e Reunião Sombria

Título(s): O despertar, O confronto, A Fúria, Reunião sombria
Autor(a): L.J.Smith
Editora: Galera record
Avaliação: ***


Depois de demorar muito tempo para terminar de ler, finalmente concluí os 4 primeiros livros da saga Diários do Vampiro. Eu comprei o box contendo os 5 primeiros livros, porém a série não conseguiu me conquistar, tanto que pensei várias vezes em abandonar a leitura. Mas como sou insistente pensava: calma, isso vai melhorar. E até melhorou (no 3ª livro), mas logo caiu bruscamente no 4ª, e não cheguei nem a ler o 5º livro da série que tinha comprado, por quê já estava de saco cheio da história. Por enquanto, não pretendo ler os outros livros da série.

Bem, vou explicar por quê, primeiramente a história me dá nos nervos, os personagens não me convencem, o triângulo amoroso chega a ser irritante, o enredo é fraco, e a autora exagerou DEMAIS no sobrenatural, sério, ficou muito tosco, principalmente quando um personagem que morre, volta a viver do nada e sem nenhuma explicação (fiquei tipo: mas como assim?). E por fim, o principal ponto negativo para mim é: a narração de L.J.Smith. Muitas vezes tive que voltar a ler as páginas por não entender aquilo que li ou ficar confuso.

No primeiro livro: "O Despertar", conhecemos Elena, uma das personagens mais irritantes e mimadas da história, Damon, que mal aparece nesse livro, Stefan, que passa o livro todo sendo paquerado por Elena, Caroline, Matt, Meredith, e Bonnie, que pra mim não é considerada uma bruxa, por que ela não tem praticamente nenhum poder. Esperava que ao longo dos livros, assim como na série, ela evoluísse e se tornasse uma bruxa poderosa, o que não acontece. Algo que me cansou foi Elena partir pra cima de Stefan, o que consegue ser muito chato, pois  Elena não consegue aceitar que alguém não goste dela, por ser muito popular e todos da escola se curvam para a garota, menos Stefan, o que causa um interesse na jovem mimada. Até que depois de muitas páginas, Elena finalmente consegue ficar com Stefan, tempo depois descobre que o rapaz é um vampiro. E o livro se resume nisso. 

Já no segundo livro: "O confronto", Elena está procurando Stefan, que foi capturado por Damon, encontrando ele no poço já no segundo capítulo (super previsível),  e  fica então com ódio de Damon por ter feito isso com ele, o que não acaba acontecendo na teoria, por quê ela está super atraída (ou quase apaixonada) por ele. E aí está o triângulo amoroso, Elena passa esse livro falando o quanto se sente atraída por Damon e o quanto isso é errado, ok, mas só que tudo isso é estragado na narração da autora, e a única coisa que eu conseguia sentir pelos três, era raiva. Em uma noite Elena se sente ameaçada por alguém que está lhe seguindo, até acabar caindo no rio, e morrendo afogada, o que me deixou muito feliz pensando: Ok, Elena morreu, acabou a história, acabou os livros. Mas isso não acontece, pois ela está com sangue de vampiro no organismo, transformando-a em uma. Esse livro até consegue superar o primeiro, apesar de ter sido muito enrrolado no começo, perto do final foi ficando interessante, introduzindo o melhor livro da saga, o terceiro.

O livro “A fúria” foi o único da saga que eu realmente gostei. A história ganha outro nível, as coisas fluíram rapidamente, o enredo me convenceu e me conquistou, deixando com um pensamento de: valeu a pena ler os outros dois livros entediantes, finalmente a história ficou boa. Elena agora é vampira, e a temática do livro é essa, sua adaptação à nova vida, tendo que abandonar sua família para começar sua vida eterna, o que trouxe partes realmente muito emocionantes ao livro, pude sentir na pele o que ela estava passando, sua dor assistindo ao próprio velório, sua emoção a flor da pele ao encontrar a irmã em seu quarto, enquanto a mesmo pensava ser um sonho. A autora me surpreendeu muito nesse livro, sua narrativa que tanto me incomodou nos dois primeiros livros, finalmente tinha evoluído, ficando mais maduro, e sem muita enrolação. Mas o livro não se resume nisso, pois um novo caçador está na cidade, então Stefan, Damon e Elena, junto com seus amigos Bonnie, Meredith e Matt  tentam solucionar o mistério que ameaça a todos, até finalmente descobrirem quem matou Elena, o que eu já imaginava (mais uma vez, muito previsível), porém eu até relevei devido ao bom enredo que o livro teve. “A fúria” realmente nos prende à história, tendo o começo, meio e fim bem elaborados. Realmente, se a série só tivesse esse livro, ou se os outros seguissem esse ritmo, poderia dizer que a série é realmente muito boa, o que não acontece.

Finalmente cheguei em "Reunião Sombria". Minhas expectativas estavam a mil, esperava muito desse livro, pois depois de sair de um livro perfeito, esperava que o próximo fosse tão bom quanto. Resultado: me decepcionei bastante e larguei a série no final do mesmo. Odiei o livro inteiro, não teve uma única parte que eu gostei (os dois primeiros livros pelo menos tinham, não eram ruim do começo ao fim), mas esse chegou a me dá nos nervos de tão irritante que é. Elena morreu, e agora virou um espírito que aparece as vezes para Bonnie e Stefan nos sonhos, eu realmente não consegui comprar essa história. Mas o principal motivo, além da história super sem noção e o sobrenatural tosco e exagerado demais, para eu não gostar do livro foi o narrador: Bonnie. Eu odeio a Bonnie, tanto na série, quanto nos livros. Não engoli ela como personagem principal desse livro.

Série:

Eu sou apaixonado por The Vampire Diaries, ela é uma das minhas séries favoritas e por isso revolvi ler os livros que originou a série. Comecei com muita expectativa, talvez esse foi meu erro. Depois de ler os quatros livros, só consigo pensar o quanto a série The Vampire Diaries é melhor que os livros, uma das poucas vezes que a adaptação para a TV supera a obra original, se você gosta de tvd, não está perdendo NADA ao não ler os livros.

5 comentários:

  1. Nunca li os livros, mas assisto a série e amooo! Vou tentar ler, comecei uma vez, mas não consegui continuar :(

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu amei o primeiro e o quarto 😍😍😍😍😍 achei o terceiro meio fraco.....mas issso e gosto ...
    Parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Vcs tem que ler o que vcs estão acostumados a ler.Nos primeiros quatro livro eu queria me tacar do prédi mas no quinto a história melhorou drasticamente. Elena ressuscitou. Há um novo mal em Fell's Church. Damon está sendo controlado por ele. Stefan some par se tornar um humano no Shi
    no Shi,mas acaba sendo enganado.Muita coisa acontece nesse livro então vale sim a pena ler

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores