terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar perfeita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer se tornar perfeita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos perfeitos – que não é nada bonito. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: se aliar à eles contra os enfumaçados, ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Essa não é só mais uma distopia, é muito mais que isso. Scott Westerfeld é um gênio. O que eu achei interessante é que mesmo mantendo um estilo parecido de outras distopias, Feios é totalmente diferente delas. A história é muito original e criativa, esse universo criado pelo autor é incrível.

As desigualdades não existem mais; guerras, disputas, violência, isso tudo ficou no passado. Agora todos são iguais, todos são perfeitos. Ou melhor, todos são feios, até que se tornem perfeitos. Isso porque, quando você completa 16 anos, passa por uma cirurgia plástica que retira todas as suas imperfeições, substitui sua pele, seus ossos, muda seu olhar, etc. Você se torna igualmente bonita aos demais, e vai morar em Nova Perfeição, onde sua única missão é se divertir, participar de festas, ter amigos, e ser perfeitamente feliz. O livro é narrado pelo ponto de vista de Tally, uma adolescente que está prestes a completar 16 anos e passar pela cirurgia plástica. Só que nesse meio tempo, ela conhece Shay e elas se tornam amigas. Shay é bem diferente dela, pois ela é totalmente contra a cirurgia e não quer se tornar perfeita, mas logo nós vamos entendendo os motivos dela.

Nesse novo mundo existe também os Especiais, uma espécie de governo repressor, formados por perfeitos com uma aparência mais agressiva, diferente dos demais. Eles são uma espécie de lenda. Mas, quando Shay desaparece, Tally é convocada para se unir aos Especiais e ir em busca de Shay, dedurando o local onde mora os Enfumaçados. Não vou me aprofundar mais na história pois o legal dela é a surpresa. Muitas surpresas. O livro é cheio de reviravoltas e revelações, aos poucos você vai conhecendo cada vez mais a história desse novo mundo, e de como o mundo era antigamente. Vai vendo que nem tudo é esse mar de rosas que parece ser. Quando cheguei na metade do livro, não consegui mais parar até acabar, ele vai ficando cada vez melhor e cheio de ação. O livro é dividido em três partes, mas é a parte 3 que meche mesmo com a sua cabeça, quem já leu vai entender o motivo... Eu gostei muito do romance do livro, pois ele não é aquela coisa melosa e que toma grande parte da história, está mais de plano de fundo mesmo, o que é bem interessante pelo menos para mim.

O que mais gostei em Feios foi que Scott passou vários questionamentos sobre a sociedade em que vivemos, onde nós julgamos muito as pessoas pela aparência, nós não enxergamos o interior, vemos primeiro o físico. E somos programados para achar que aquilo que foge da nossa concepção de "belo", aquilo que achamos diferente, é sempre "feio". E sendo assim, os "perfeitos", ou seja, os bonitos sempre tem mais chances na sociedade em relação aos feios, pois todo mundo olha primeiro para aquilo que é belo, eles conseguem os melhores empregos, são mais populares, recebem  mais crédito, etc. Eu amei as críticas sociais do livro, coisa que eu lia e pensava: THIS!

A cirurgia surgiu para acabar com esses problemas e doenças que existiam. Um exemplo citado várias vezes no livro é o caso da anorexia, coisa que ficou no passado. Ou seja,  mesmo com as consequências da cirurgia e os lados negativos do mundo que foi gerado, eu ainda não consegui odiar tanto o governo, não consegui tomar partido na história. Várias vezes eu ficava no lado dos Enfumaçados e em outras dos Especiais. O que me fez refletir que não existe nem nunca existirá um mundo perfeito, pois para isso é necessário abrir mão de várias coisas, assim como em Feios.

Avaliação:
Muito. Muito perfeito.

E vocês já leram Feios? O que acharam? Estão curiosos para ler?
Não deixem de comentar abaixo! Forte abraço.

24 comentários:

  1. Ahhh, você fez resenha de Feios! <3
    Estamos em sintonia hoje. hahaha
    Também sou apaixonada por esse livro, demais.
    Mas, sobre o romance, eu prefiro o de Perfeitos (mil vezes, porque Zane >>>> David. Sim, detesto o David. Ele e a Shay precisam morrer).
    Também consigo entender os dois lados. Acho que eu até tenho uma tendência a acreditar que o governo está certo, o que não deve ser muito legal, já que todo mundo defende os Enfumaçados haha

    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ju, estamos em sintonia. HAHAHA
      Feios é muito perfeito cara, estou viciado na distopia <3
      Eu ainda estou na metade de Perfeitos, mas prefiro o David /: sim, eu sou sempre do contra mesmo! rs E quanto a Shay, cara, detesto ela, poderia morrer mesmo hahaha
      Tanto o governo quanto a oposição tem lados positivos e negativos, por isso fico meio dividido.
      Beijos.

      Excluir
  2. Felipe comprei a série essa semana, naquela super promoção da Submarino :)
    Estou louca para que os Livros cheguem haha
    E pelo que você falou é maravilhoso né?
    Doida pra ler,
    Beijos
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, também comprei a série em desconto no submarino, sai super em conta né.
      Sim, é maravilhoso. Estou completamente apaixonado <3
      Leia que você vai gostar, depois vem aqui me falar o que achou.
      Beijos

      Excluir
  3. Ainda não li, apesar de muita gente me recomendar. Em breve vou comprar todos os livros e ler!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive curiosidade para ler essa série, tenho visto várias promoções dos livros ultimamente, mas sempre acabo deixando para trás para comprar outros...rs
    Mas sua resenha me animou, com certeza será uma das minha próximas aquisições!

    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    PS: Te indiquei para uma TAG lá no blog, dá uma olhada depois. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, que bom que você se animou para ler o livro, ele é muito bom mesmo!
      Muito obrigado por me indicar flor, em breve vou responder <3
      Beijo

      Excluir
  5. Minha irmã e eu queremos ler ele, então ela vai comprar e ela vai me emprestar. Só que ela demora demais para comprar porque ela não gosta da versão economica e a versão original é beem cara. Amei a resenha, fiquei mais curiosa ainda para ler a série.
    Ps: Você já leu diários dos vampiros? Estou meio curiosa para ler, mas todos dizem que não é como a série que é muito boa.
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea, caraaaaaaaaa não se engane, corre e compra a 'versão econômica' do submarino, pois não é edição econômica. Eu comprei e veio normal, com abas e tudo. Eles colocam que é edição econômica não sei por quê rs.
      Leia o livro que é muito bom, depois vem aqui falar o que achou <3
      Eu já li os 4 primeiros livros do Diários do vampiro, e não gostei muito, na verdade só gostei do livro 3, que é muito muito bom. Mas depois ficou uma droga. Tem resenha da série aqui no blog, no post eu explico direitinho. É só clicar lá em cima no botão de 'resenhas' e procurar Diários Do Vampiro
      Beijos

      Excluir
  6. Aaah eu quero muito ler essa série, a cada resenha que leio, mais perfeito ele parece que é! Adorei sua resenha! Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patricia, leia o livro que é muito bom mesmo!

      Excluir
  7. Eu tô apaixonada por esse livro! Terminei de ler há 2 dias e ainda tô com aquela sensação boa e ruim ao mesmo tempo de quando gostamos tanto de um livro. Boa porque a história é ótima, e ruim porque acabou. Mas hoje chegou o resto da série aqui em casa \o haha.
    Adorei a resenha, e concordo contigo. Scott é simplesmente um gênio, encaixando várias críticas sociais em situações diversas. O livro é surpreendente, diferente de tudo o que eu já li.
    Beijos,
    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fernanda, bateu uma saudade quando eu acabei também, mas eu fui correndo e comecei a ler Perfeitos rs.
      Scott realmente é um gênio.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Felipe! Sua resenha é ótima, gostei bastante do seu ponto de vista do livro, pois eu não gosto muito da história, não. Já li os três primeiros e confesso que cada livro que lia, mais eu odiava a história. A Tally é uma menina egoísta, manipulável e completamente irritante, no último livro ela me deu nos nervos. Eu li porque estava morrendo de curiosidade para saber o que acontecia. O argumento do livro é excelente, mas a história em si eu não gostei. E teve um acontecimento no último livro (que não vou contar por motivos óbvios!) o qual me indignei! Mas quero ler suas resenhas sobre os próximos livros para ver o que tu achaste!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Felipe! Nunca vi uma resenha tão boa. Eu gostei bastante desse livro também. Antes de ler eu achava que era uma coisa infantil, mostrando um mundo perfeitinho com arco-íris e unicórnios. E que julgavam as pessoas feias. Minha opinião mudou completamente depois que li. É uma distopia que chega ao ponto da minha favorita (THG). E bem que poderiam fazer um filme de feios

    ResponderExcluir
  10. Oi, Felipe, atendendo ao seu pedido, li a resenha e concordo em tudo com você, apesar de ter lido há muito tempo. Eu peguei emprestado e a pessoa não tinha a continuação e eu também não comprei, então acho que vou ter que reler esse primeiro pra ''refrescar'' a memória. Mas eu lembro que eu gostei muito, então valerá a pena. Enfim, parabéns pela resenha e sucesso pro blog :)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei ótimo, eletrizante também, parecia que eu sentia as mesmas emoções que Tally Yougblood, e eu gosto bastante de séries de livros futuristas, pensar no futuro é essencial. Eu voto para uma adaptação em cinema para a saga, e vocês?

    ResponderExcluir
  13. Da série inteira, Feios, na minha humilde opinião, é o melhor! Pois mostra a genuinidade da Tally e como ela começou essa jornada eletrizante. Além disso, gosto desse livro porque eu prefiro mil vezes a Tally feia do que a Tally perfeita/especial, pois todas as cenas que eu mais gostei foram quando a Tally ainda não tinha a perfeição instalada nela. Enfim, um ótimo livro, será que vira filme? Estou na torcida.

    ResponderExcluir
  14. Preciso deste livrooooooooo! :o
    Amei a resenha.. Uma das melhores que li de Feios. Estou te seguindo. Beijo!

    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Felipe! Aceitando seu convite, cá estou, Rene lá do Skoob. (Detalhe que está aparecendo como "Desconhecido" apesar de estar logado no Goggle, vai entender).

    Tem um tempo que li esse livro, e ainda não li os outros, apesar de já ter todos. Mas realmente gostei muito de "Feios". Lembro que, no início, achei um tanto chato, parecia mais um daqueles livros bobos feitos para agradar ao público feminino e só.
    Mas, já que tinha comprado a série toda e li muitos bons comentários, resolvi dar uma chance e continuar lendo. No fim, posso dizer que realmente gostei, e valeu a pena ler.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha! O livro é realmente 5 estrelas e muito bom, quem não leu e depois de ler sua resenha com certeza está louco para ler. Uma das melhores resenhas do livro que já li, gostei tanto que estou te seguindo! Parabéns *-*

    Dear Scarlett O.

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. Viciado em young adult, sick-lit, distopia, fantasia, thriller e dentre outros gêneros que não sabe nem como classifica... O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores

Link me